Apresentação

Introdução
Olá! Eu sou Rodrigo Lancelotti, especialista em projetos de edificações. Seja muito bem vindo (a) ao meu portfólio de Arquitetura completo, onde exibo toda a produção arquitetônica que desenvolvi entre os anos de 1995 e 2012.

A Arquitetura sempre fez parte da minha vida, assim como a minha vida sempre fez parte da Arquitetura. Essa paixão me acompanha desde tempos imemoriais e sempre foi a minha maior força para exercitar a criatividade e apreciar a arte. Desde muito antes de ingressar na faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em 2004, eu já me esforçava para conceber projetos, primeiramente na imaginação e, posteriormente, desenvolvendo croquis de plantas baixas. A tipologia sempre foi a residencial, talvez por eu acreditar que essa é a que mais envolve intimamente a vida de uma pessoa. E as formas sempre foram as correntes integrantes da chamada Tradição Clássica, com sua simetria e ornamentações encantadoras. Ao entrar na faculdade, foi muito especial descobrir o nome do período arquitetônico que sempre me foi mais especial: Ecletismo. Na atualidade, eu ouso me considerar um arquiteto neo-eclético.
Durante a infância e adolescência eu não consegui completar quase nenhum projeto, devido à falta de repertório arquitetônico para isso. Porém, felizmente a maioria dos rascunhos inacabados foram preservados. Após o término da faculdade, em 2010, eu decidi pegar todos os rascunhos que havia deixado, remodela-los dentro das respectivas características estilísticas que me inspiraram a concebê-los e montar um portfólio com os projetos resultantes. O resultado está aqui: são 70 estudos residenciais, distribuídos em cinco categorias, de acordo com os tamanhos e complexidades dos programas funcionais. Durante 10 anos, eu passei a limpo esses estudos, sendo as plantas baixas de todos nos primeiros três anos e as respectivas elevações nos outros anos. Com elementos emprestados de muitas edificações ecléticas e outros concebidos por mim mesmo, as minhas ideias se materializaram em projetos.
Todos estes estudos apresentam defeitos. Todos refletem elegância e esplendor. Todos são manifestações de uma alma que sempre desejou traduzir em Arquitetura as suas mais nobres inspirações. A partir de agora, desejo que você faça uma boa viagem e se encante com as obras de arte que verá aqui. Se você também aprecia a Tradição Clássica arquitetônica e deseja um projeto assim em sua vida, não hesite em me contatar, pois posso lhe ajudar muito bem a realizar esse sonho!
- Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2004 – 2009);
- MBA em Gestão de Obras e Edificações pelo SENAI Londrina (2010 - 2012);
- Especialização em Projetos de Obras Públicas e Edificações pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013 – 2015).

Minha visão sobre a arquitetura
A Construção Civil é o ramo da ciência que contempla as necessidades de permanência dos seres humanos. Quando essas necessidades são satisfeitas com arte e conforto, tem-se a Arquitetura. Portanto, a Arquitetura é necessariamente uma manifestação artística e ponto culminante da resolução de aspectos práticos.
Para mim, a Arte envolve obrigatoriamente a noção de beleza, que agrada aos sentidos e comunica à alma. Consequentemente, a Arquitetura tem de trazer toda essa noção às vistas da sociedade. Dentro das minhas concepções, apenas a Tradição Clássica permite a sua plena realização, em todos os seus aspectos. E, dentro dessa Tradição, o período que melhor sintetiza os meus ideais e inspirações é o Ecletismo, que frutificou na Europa entre meados do século XIX e início do XX, legando para o Ocidente várias das mais belas obras arquitetônicas de todos os tempos.
Meus projetos refletem diretamente a ideologia Beaux Arts, consolidada pela tradicional escola parisiense de mesmo nome. Ambientes distribuídos em halls, ao longo de galerias ou em combinação de ambos, que centralizam as circulações horizontal e vertical, sempre com simetria e equilíbrio de aberturas e vãos, materializam a referida ideologia. Na prática, o resultado é uma clareza espacial perfeita e uma praticidade indispensável ao satisfatório desempenho das diferentes funções desses ambientes.
No período que abarca o final do século XX e o início do XXI, época em que foram concebidos os estudos apresentados aqui, as necessidades residenciais estão muito mais complexas do que aquelas do século XIX e, portanto, eles apresentam vários espaços e soluções inexistentes naquele século.
Permanecem os salões amplos para a socialização, as salas de música para o relaxamento, as bibliotecas para os trabalhos e estudos, as diversas comunicações com os jardins, etc. Surgem as despensas e depósitos, para o armazenamento das aquisições da sociedade intensamente consumista atual, as churrasqueiras para as confraternizações, as áreas de lazer com piscina, os closets conjugados com os quartos, para o armazenamento das roupas e pertences pessoais, as salas de banho, para generalizar o uso das banheiras de hidromassagem, etc.
Resolução das necessidades e contemplação dos anseios da sociedade atual, baseada na metodologia projetual Beaux Arts e permeada pela exuberância decorativa dos mais belos períodos arquitetônicos: esta é a minha Arquitetura. Meus projetos estão representando as minhas concepções pessoais. Se alguém quiser sonhar na mesma sintonia que eu, estou à disposição!